CONSCIÊNCIA
O Nosso sol é bem mais do que nós somos, do que nossa verdadeira personalidade e nosso Self, somente analisando o sol conseguimos estudar sobre a nossa consciência, a nossa individualidade, a nossa relação com o pai, a nossa vivacidade, a nossa autoestima e autoconfiança e nossa essência.
Em um mapa astral, não somos somente nosso sol, somos toda a roda zodiacal, e muitas vezes temos a vã ilusão de que porque nosso sol é em um signo somos predominantemente aquilo, quando na verdade ter uma maior quantidade de planetas em um signo diferente do nosso sol, acabamos tendo mais características desse signo do que do próprio sol, portanto o sol é somente um aspecto dentre vários que não se pode ser excluído dos demais.
O nosso sol tem um papel muito importante na nossa vida pois fala da área onde devemos desenvolver a nossa consciência nessa vida, como somos em nossa individualidade, como é a nossa relação com nosso pai, como é nossa vivacidade, como é a nossa relação com a autoestima e autoconfiança, o nosso eu verdadeiro.
Em termos de consciência, quem tem o sol em signos de ar devem desenvolver a consciência em relação a padrões mentais e sociais. O sol em libra mostra um sujeito que deve desenvolver a consciência sobre a relação com o outro, sobre o que é justo ou não justo, questões de cooperação, diplomacia, sobre encontrar o equilíbrio nas relações. O sol em aquário mostra que o indivíduo deve desenvolver a consciência em relação aos grupos, em relação a humanidade, questões humanitárias, amigos e sobre a própria individualidade. O sol em gêmeos, a consciência sobre a forma como comunica, deve desenvolver esse lado da comunicação em suas diferentes formas, portanto está ligado a padrões mentais e de socialização.
Por sua vez o sol em signos do elemento fogo, deve desenvolver a consciência em prol de suas ações, da iniciativa. O sol em leão mostra um indivíduo que deve desenvolver a consciência de quem é, da sua própria autoestima, autoconfiança e criações próprias, O sol em sagitário deve desenvolver a consciência sobre questões de moralidade, justiça, ética, o sentido da vida. O sol em áries, por sua vez a consciência a cerca de sua forma de agir no mundo, a sua iniciativa pessoal, também a noção de eu e individualidade.
Em signos de terra, a consciência deve se voltar para as questões práticas da vida, o corpo físico, a saúde física, a produtividade, o trabalho, o serviço. O Sol em touro mostra um sujeito que deve desenvolver a consciência acerca do que possui, tanto financeiramente quanto em termos de valores pessoais. O sol em virgem deve desenvolver a consciência a cerca da importância de um servir ao próximo de forma prática, eficiente, sobre a rotina e a saúde sua e alheia, também sobre a importância da higiene em suas vidas. O sol em capricórnio deve desenvolver a consciência em relação ao valor do trabalho, da carreira, da reputação, do mundo lá fora.
Em signos de água a consciência deve ser voltada para o plano emocional, dos sentimentos. Sol em câncer mostra a importância de desenvolver a consciência em relação as emoções, a família, as raízes, consciência sobre seus padrões inconscientes e emocionais que moldam suas ações. O sol em escorpião mostra um indivíduo que deve desenvolver a consciência acerca da própria sombra da personalidade, sobre o mundo instintivo da psique, da necessidade da transformação pessoal, a consciência sobre o próprio processo de cura emocional e sentimental e da importância da intensidade emocional. O sol em peixes deve desenvolver a consciência sobre os aspectos espirituais, da fé, do deixar fluir a vida emocional, do deixar ir, do lidar com o inconsciente e aspectos mais sutis do plano emocional, assim como desenvolver a consciência sobre as próprias fantasias e ilusões.
INDIVIDUALIDADE
Em termos de individualidade, mostra em signos de fogo uma individualidade no agir, no fazer, no realizar.
Em signos de ar a individualidade é na forma de pensar e de agir socialmente.
Em signos de terra é a individualidade em relação a produzir, a atingir metas, prazos, muitas vezes no trabalho.
Em signos de água é a individualidade no sentir, no plano emocional.
A AUTOESTIMA E A AUTOCONFIANÇA
A autoestima do sujeito pode ser melhorada quando este entra em contato com seu próprio sol astrológico, assim como a autoconfiança. Essas questões tem uma ligação com o contato que a criança teve com o pai na infância, uma criança que teve um distanciamento da figura paterna (que também representa o sol no mapa astral) geralmente terá aspectos astrológicos que indicam essa ausência paterna por aspectos mais conflituosos e em decorrência disso uma baixa autoestima, baixa autoconfiança, problemas de disciplina e organização. Tudo isso é verificado pelos aspectos que o sol faz no mapa. A autoestima que está baixa encontra um remédio natural quando se conecta com o sol, portanto signos de ar desfrutam maior autoestima por meio de seus padrões mentais, em poder realizar atividades que estimulem a mente como ler, escrever, aprender. Enquanto isso, os signos de fogo experimentam uma maior autoestima quando realizam coisas, agem no mundo, expressam sua personalidade, expressam sua criatividade, suas ações, projetam-se no mundo, se desafiam. Os signos de terra já melhoram sua autoestima quando desfrutam de tudo que possuem, de seu trabalho, do seu dinheiro, da sua carreira, do cuidado com o seu corpo, vestuário, alimentação. Já os signos de água melhoram sua autoestima quando entram em contato com suas emoções, quando são compreendidos e acolhidos emocionalmente, quando praticam atividades meditativas, criativas, artísticas, expressivas.
VIVACIDADE
Podemos pensar o sol também como a chama da vida, aquele que nos aquece, que nos dá calor, vivacidade, portanto, uma criança em seus primeiros anos de vida quando não tem contato suficiente com a figura do pai tende a está mais propensa a problemas de saúde na infância. E no decorrer da vida poder ou não desenvolver patologias como as que rebaixam o ânimo e a autoestima como a depressão.
O PAI
Também pela análise do sol podemos estudar a nossa relação com o nosso pai ou com o progenitor que desempenhou esse papel na família. Por meio do mapa podemos verificar como nós vemos o nosso pai de acordo com o signo que está a sol, se ele foi presente quando bem aspectado e dignificado ou exaltado, se ele foi ausente se em exílio ou com aspectos desafiadores. E dentre muitas outras características como de ele foi autoritário, disperso e assim por diante.
ESSÊNCIA E SI MESMO
Por fim, fala da nossa essência, da personalidade verdadeira, aquela que não é a projetada no mundo lá fora, não são as máscaras sociais, mas a personalidade que somos em essência, quando ninguém está por perto, no nosso mundo individual e singular. As vezes a personalidade que o mundo lá fora não enxerga mas que é o nosso self, e que foi a primeira personalidade infantil a surgir e só depois surgiria com mais ênfase o ego.
Análise Prática: Mapa de Freud, psicanalista
A escolha do mapa do Freud é por sua relação com o pai, como Jung descrevia ele possuía problemas com a mãe, enquanto Freud possuía problemas com o pai.
O Sol na casa sete conjunto a urano mostra que em algum momento ouve uma ruptura, um distanciamento em relação ao pai, quando analisamos que a maioria dos aspectos não são tão benéficos percebemos que não foi uma relação tão benéfica, poderia ter até mesmo uma certa ilusão com a imagem paterna, já que tem um sextil com netuno. A consciência e a individualidade apresenta características taurinas, na consciência sobre o que pertence ao sujeito, em termos materiais e não materiais, de valores, o pai pode ter sido visto como um ser prático, conservador, materialista, já que no signo de terra, mais voltado a questões de trabalho e do dia a dia.
O sol conjunto a urano mostra uma consciência a cerca da individualidade, da relação com os amigos e parcerias, mas também a cerca de tendências do futuro, da inovação, quando na casa sete, mostra a inovação através do contato com o outro, de um trabalho voltado para o outro. Esse stellium de urano, mercúrio e sol mostra uma consciência mental visionária, inovadora mas também um trabalho inovador na área mental, como foi o caso da psicanálise e também é um indicativo de que a mente do sujeito é ágil, rápida, genial ou diferente das demais, assim como dá ao sujeito a possibilidade de ter experiências com a sincronicidade. Em termos de autoestima, ela vem do contato com o outro e por meio do desfrutar de tudo o que o sujeito possui.
0 comments